Carro na subida e baliza

Quando for sair com o carro, primeiro você deve conhecer os comandos do veículo. O três pedais correspondem, da esquerda para a direita, a: embreagem, freio e acelerador.

A embreagem deve ser acionada apenas pelo pé esquerdo, sendo que, com o pé direito, são acionados dois pedais: o do acelerador (pedal da direita), e o freio (pedal do meio).

É muito importante conhecer os nomes e a localização desses pedais, bem como utilizar corretamente os pés para acioná-los. A embreagem tem duas funções: ela é utilizada para a troca de marchas e para impedir que o carro "morra".

O freio (pedal do meio) é acionado apenas com o pé direito e tem a função de diminuir a velocidade do veículo e de pará-lo. Em regra, não se deve pisar com força nesse pedal, uma vez que a parada brusca do veículo pode ocasionar uma colisão traseira.

O pedal situado ao lado direito é o do acelerador, que também pode ser acionado apenas com o pé direito. Sua função é a de aumentar a velocidade do carro, e também deve ser usado com cuidado, para evitar saídas bruscas com o veículo, bem como para não exceder limites de velocidade.

Um equívoco muito freqüente entre motoristas com pouca prática é acreditar que, em se tratando de um carro modelo 1.0, seria necessário acelerar com força.

Na realidade, isso é desnecessário, pois, não importa a potência do motor, o carro, quando se pisa no acelerador, toma velocidade. Por isso, muito cuidado com esse pedal, especialmente se o motorista não tem muita prática.

Subidas


Uma das grandes dificuldades das pessoas que têm medo de dirigir é a de sair com o carro de uma subida. Para facilitar a saída, evitando que o carro volte para trás ou derrape, é preciso tomar os seguintes cuidados:

1. Não ficar olhando fixamente para trás. Toda a atenção deve estar voltada para a frente do veículo e para os pedais;
2. Deixar o carro no ponto morto;
3. Puxar o freio de mão;
4. Colocar a primeira marcha;
5. Manter o pé na embreagem enquanto pisa no acelerador;
6. Sem tirar o pé do acelerador, tirar, gradativamente, o pé da embreagem, até que sinta a frente do carro "levantar";
7. Manter os dois pés nessa posição e baixar o freio de mão e acelerar devagar, até que o carro saia do lugar. 

Adquirindo controle sobre os comandos do veículo (acelerador e embreagem), você não corre o risco de deixar o carro morrer ou de voltar para trás, e, conseqüentemente, deixa de ter medo das subidas.

Baliza


Nas cidades grandes, em razão no enorme volume de veículos e das restrições impostas pelas autoridades de trânsito, há muitas dificuldades para se estacionar veículos em vias públicas.

Por isso, quando se tem a sorte de encontrar uma "vaguinha" para estacionar surge a dificuldade: como fazer a baliza?

Para vencer mais esse grande medo dos motoristas menos experientes é preciso seguir esses passos:

1. Antes de tudo é preciso se certificar de que seu carro cabe no local em que você pretende estacioná-lo. Não se esqueça de ligar a seta para sinalizar que você irá estacionar ali, para que os outros carros possam desviar do seu enquanto a manobra é feita;
2. Posicione seu carro de forma que a traseira do carro estacionado logo na frente da vaga esteja na direção dos bancos traseiros do seu carro (o seu veículo deve estar paralelo àquele, mas um pouco mais para trás); 
3. Vire toda a direção para a direita (até travar), engate a marcha ré e deixe que o veículo se mova lentamente para trás; 
4. Mantenha a atenção no retrovisor interno de seu veículo e deixe o carro descer até que o farol esquerdo do carro que está atrás do seu esteja posicionado no canto esquerdo de seu espelho interno; 
5. Freie e dê duas voltas no volante para o lado esquerdo (se o carro tiver direção hidráulica, basta uma volta e meia);
6. Deixe o carro descer até que a lanterna esquerda do carro que está à sua frente esteja no meio do retrovisor direito de seu carro;
7. Pare o carro e vire todo o volante para a esquerda (até travar);
8. Deixe o carro descer lentamente até o carro ficar reto em relação ao carro da frente (com cuidado para não bater no carro de trás). Depois disso, basta alinhar o veículo dentro da vaga, virando o volante para a direita e posicionando-o corretamente.

Com a prática adquirida nas aulas, certas manobras que parecem muito difíceis tornam-se automáticas e deixam de ser um problema para o motorista, que não mais precisará “pensar” em todas essas etapas para sair de uma subida ou estacionar em qualquer vaga